Estudo sobre Abraão. O que a tragetória dele pode nos ensinar hoje?


"Ora, disse o Senhor a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra." Gênesis 12. 1-3.

 Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de seu pai... Aqui estão alguns pontos importantes: 

- Confiança seguida de obediência. Quem não confia, não consegue obedecer. Abraão confiou no que o Senhor tinha dito e obedeceu seguindo a orientação que lhe foi dada.

- Para que O Senhor o abençoasse, Abraão deveria estar sozinho, longe de pessoas que pudessem interferir na sua fé.

 Deus poderia tê-lo ajudado sem ele ter que se mudar; porém, cada milagre tem seu tempo e modo certo de acontecer. Tanto que, de acordo com estudiosos, seu pai Terá não estava vivo quando Ismael e nem Isaque nasceram, ou seja, seu pai morreu pensando que o filho não teria descendência nem seria abençoado.

- Se ele realmente quisesse ter a vida prometida por Deus, deveria largar seu passado, seu presente e começar uma nova história.

Nos dias de hoje, Deus age da mesma forma conosco. 

Ele nos pede para deixar para trás nosso passado, nossos pecados, nossas paixões e nossa vontade, mas muitas vezes não entendemos o porquê e simplesmente dizemos não. Mas o que temos que entender é que perdas são necessárias para que algo novo aconteça.

"Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.." Gênesis 12.4

Ele começou sua caminhada com o Senhor com 75 anos e teve sua promessa cumprida somente com 100 anos. Talvez possamos achar muito tempo, mas assim como foi com Abraão é conosco.

Precisamos estar preparados e lapidados para receber uma promessa, pois temos visto casos em que muitos se perdem por não esperar o tempo certo, agindo em seu próprio entendimento. Se almejamos intimidade com o Senhor, é necessário caminharmos no tempo Dele, não no nosso. É importante termos sonhos e projetos, porém eles não podem estar acima da confiança de que Deus vai fazer a vontade Dele em primeiro lugar.


"Ele creu no Senhor, e isso lhe foi imputado para justiça." Gênesis 15.6

Abraão não foi perfeito. Na sua caminhada de fé, ele teve seus momentos de insegurança e dúvida, por exemplo quando teve Ismael com sua serva Hagar e quando questionou O Senhor, pensando que não aconteceria nenhum milagre. (Ver Gênesis 15.2-3)

Mas penso que ele se arrependeu, decidindo crer e manter seu foco, pois compreendeu que a justiça dos homens não resolve problemas que são da alçada de Deus. 

Por isso, ele foi honrado e ainda chamado amigo de Deus.

"Porque, quanto ao Senhor, seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele..." 2 Crônicas 16.9


 

TRANSLATE - TRADUZA PARA O SEU IDIOMA.

Veja Também !!!

Quem sou eu

Minha foto
OLÁ ! BEM VINDOS AO MEU BLOG E OBRIGADA POR LEREM MEUS TEXTOS, ESPERO QUE ELES POSSAM TOCAR SEUS CORAÇÕES, E LEVÁ-LOS A PRESENÇA DO SENHOR. QUE DEUS OS ABENÇOE. CONTATO: diah.martins@hotmail.com

Vejam aqui as mensagens já postadas !!!